O Eletroencefalograma (EEG) é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo do paciente, isto é, um exame que detecta possíveis anormalidades nas ondas cerebrais do examinado. Ele deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, médico, técnico de enfermagem, ou enfermeiro, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.

Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

No exame de EEG, o paciente/trabalhador deita em uma maca, para que sejam fixados os eletrodos em sua cabeça, onde serão feitas medições em um equipamento específico (eletroencefalógrafo). O resultado do exame é expresso em um traçado gráfico que deve ser avaliado por um neurologista.

Recomenda-se que ao realizar o EEG, o paciente esteja com a cabeça limpa, seca e sem gel para uma melhorar fixação dos eletrodos que farão a leitura da atividade elétrica cerebral. Também é interessante o paciente trazer uma toalha de rosto no dia do exame, pois é utilizada uma pasta condutora para a fixação dos eletrodos, que deixará o cabelo impregnado.

Devem ser submetidos a exames de EEG todos os trabalhadores que trabalharem em altura (pedreiros, pintores, montadores de calha, etc), e que dirigirem veículos motorizados (motoristas, motoboys, operadores de empilhadeira, etc). Esse exame também é recomendado aos profissionais que trabalham em locais confinados. A periodicidade do exame será estipulada pelo Médico Coordenador do PCMSO.

Com o EEG, é possível a constatação de problemas como: epilepsia, encefalites, síndromes demenciais, crises não epilépticas, e distúrbios metabólicos.

A Saúde Empresarial conta com uma equipe de profissionais que realiza esse exame em sua própria sede. A empresa possui quatro eletroencefalógrafos digital para a correta execução do EEG,com capacidade de realizar em torno de 100 exames/dia, bem como envia o traçado do exame para ser laudado por um médico neurologista.

Dúvidas freqüentes

  • Quais funcionários devem realizar o EEG?

Devem ser submetidos a exames de EEG todos os trabalhadores que trabalharem em altura, e que dirigirem veículos motorizados. Esse exame também é recomendado aos profissionais que trabalham em locais confinados.

  • Com qual periodicidade deve ser realizado o EEG?

Normalmente, de três em três anos. No entanto, é o médico Coordenador do PCMSO quem estipulará esta periodicidade.

  • Existem problemas detectados no exame de EEG que não foram contraídos no ambiente de trabalho?

Sim.

  • O que fazer quando um funcionário apresentar problemas no exame de EEG?

O funcionário deverá ser encaminhado a um Neurologista, que emitirá um parecer mais preciso, trazendo a conduta a ser seguida pelo paciente.

  • Existe alguma preparação prévia que deve ser seguida pelo paciente que fará o EEG?

Recomenda-se que o paciente esteja com a cabeça limpa, seca e sem gel para uma melhor fixação dos eletrodos, que farão a leitura da atividade elétrica cerebral. Também é interessante o paciente trazer uma toalha de rosto no dia do exame, pois é utilizada uma pasta condutora para a fixação dos eletrodos, que deixará o cabelo impregnado.