Consultoria / Treinamento / Auditoria
Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, também conhecido pelo nome fantasia eSocial, é um projeto do governo federal do Brasil que visa unificar o envio dos dados sobre trabalhadores em um site e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez.
- Gestão de SST mensal da empresa;
- Diagnóstico / Relatório de risco;
- Capacitação: treinamentos (presenciais / EAD), palestras e afins;
- Mentoria para implantação e gestão do eSocial;
- Consultoria de implantação e gestão em SST.
Proposta Empresarial Serviços de Saúde – E-Social – Eventos
O objetivo da nossa proposta é oferecer aos nossos clientes os envios dos eventos relacionados ao SST, aproveitando seus dados já cadastrados no nosso banco de dados.
ESocial:
O eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, entrou na 4ª fase da sua implantação. As fases anteriores tratavam das informações da empresa, dos empregados e da folha de pagamento. Agora chegou o momento das informações de Saúde e Segurança no Trabalho. Entenda o que muda para a empresa nesse momento. O objetivo do eSocial é unificar as informações prestadas aos diversos órgãos do Governo Federal. As informações de SST enviadas ao eSocial serão usadas para substituir a atual forma de emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). O envio do eSocial é obrigatório para todas as empresas que possuem empregados. Para as que não possuem, é enviado anualmente a informação que a empresa está sem movimento trabalhista.
Quais laudos a empresa precisa ter? Se a empresa possui empregados está obrigada a elaborar e implementar o LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. Não há exceção para esse laudo, uma vez que todos os trabalhadores devem ter PPP. Além desse laudo, a empresa pode estar obrigada ao PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (que em 2022 será substituído pelo PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos) e PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. É de vital importância que a empresa providencie ou atualize os laudos necessários e implemente os programas necessários para que a empresa esteja em conformidade com a legislação de Saúde e Segurança do Trabalho.
O que é enviado nessa fase? Basicamente, três eventos serão prestados no eSocial:
• S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
• S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
• S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.
Evento S- 2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220) serão enviados os exames ocupacionais (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional). O envio é realizado até o dia 15 do mês seguinte ao da realização do exame, mas a empresa deve cumprir os prazos para a realização.
Evento S- 2240: O evento de Condições Ambientes do Trabalho – Agentes Nocivos (S-2240) irá registrar as condições ambientais de trabalho e informar a exposição do trabalhador à agentes nocivos que gerem direito à Aposentadoria Especial. Também são declaradas as informações de Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC e Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Para esse evento é necessária uma carga inicial com as informações existentes no início da obrigatoriedade e informar sempre que houver mudanças.
Quando as informações devem ser enviadas? Grupo 1 Empresas com faturamento em 2016 superior a R$78 milhões 13/10/2021 Grupo 2 Empresas com faturamento anual em 2016 de até R$78 milhões, exceto as do grupo 3. 10/01/2022 Grupo 3 Empresas optantes pelo Simples Nacional em 07/2018 ou na constituição após essa data, empregadores pessoa física (CAEPF), produtores rurais PF e entidades sem fins lucrativos 10/01/2022 Grupo 4 Órgãos públicos e organizações internacionais 11/07/2022.
Como será realizado o envio? As informações dos eventos S-2220 e S-2240 , serão fornecidas através do nosso software, onde serão acessados por meio de login e senha e baixados em arquivos XML. Desta forma, é essencial que a empresa nos envie a relação atualizada dos colaboradores, que serão migrados atraves de planilha própria previamente enviada e que os mesmos já tenham sido introduzido na base de dados do eSocial os eventos S-2200 e o S-2300
Evento S-2200
“Este evento registra a admissão de empregado, contratação de trabalhador temporário (Lei 6.019/74) e o ingresso de servidores estatutários, a partir da implantação do eSocial. Ele serve também para o cadastramento inicial de todos os vínculos ativos pelo declarante, na data do início da obrigatoriedade de envio dos eventos não periódicos, com seus dados cadastrais e contratuais atualizados. As informações prestadas neste evento servem de base para construção do RET, que é utilizado para validação dos eventos de folha de pagamento e demais eventos enviados posteriormente. Trata-se do primeiro evento relativo a um determinado vínculo – excetuada a situação prevista para o evento S-2190, registrando as informações cadastrais e do contrato de trabalho.
Evento S-2300
O evento S-2300 – (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Início) é utilizado para prestar informações cadastrais relativas a trabalhadores que não possuem vínculo de emprego/estatutário com a empresa/órgão público. Este evento deve ser informado quando utilizarem mão de obra dos trabalhadores, sem vínculo de emprego ou estatutário.
Valor dos Serviços a combinar:
LAUDOS: PCMSO; PGR e LTCAT.
EVENTOS – S – 2220 e S – 2240
Para receber um orçamento preliminar basta acessar comercial@saudeempresas@gmail.com
Por fim, lembramos que o eSocial fará uma fiscalização eletrônica e automática do cumprimento da legislação de SST e que não é obrigação dos escritórios de contabilidade fazer controles e envios de assuntos relacionados à Segurança e Saúde do Trabalho. O necessário e recomendado é contratar empresas especializadas em SST.
Estamos à disposição para dúvidas e orçamentos!
PCMSO- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Este programa é regulamentado pela NR 07 e tem como objetivo por meio de exames Ocupacionais a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores através de medidas prevencionistas, diagnosticando precocemente os agravos à saúde relacionados ou não ao trabalho.
- Admissional
- Periódico
- Retorno ao trabalho
- Mudança de função
- Demissional
PGR E GRO, o que é?
A NR1 incorporou GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) com o objetivo de sistematizar e integrar todo o processo de gerenciamento de risco das empresas.
Abrangendo a identificação de perigos e avaliação de riscos, o controle de riscos, a análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e a preparação para emergências.
Além disso, instituiu o programa de gerenciamento de riscos, mais popularmente conhecido como PGR e com toda a sua documentação.
Determinando a partir do PGR as responsabilidades das organizações quanto a gestão dos riscos ocupacionais.
Vale ressaltar que GRO é o gerenciamento de riscos ocupacionais, ou seja, está limitada aos perigos de saúde e segurança no ambiente do trabalho
perigos são os clássicos:
Agentes de riscos ambientais;
- Riscos Físicos
- Riscos Químicos
- Riscos Biológicos
- Riscos de Acidente
- Fatores Ergonômicos
LTCAT- Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho
O objetivo deste Laudo Técnico tem a finalidade de cumprir as exigências da legislação previdenciária – Art. 58 da Lei nº 9528 de 10.12.97, dar sustentabilidade técnica às condições ambientais existentes na empresa e subsidiar o enquadramento de tais atividades no referente ao recolhimento denominadas Alíquotas Suplementares do Seguro de Acidentes do Trabalho (SAT), será também o responsável pelo levantamento das condições ambientais do local de trabalho, detalhando os agentes nocivos que serviram como base para a elaboração do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário e no enquadramento da atividade exercida sob condições especiais
PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
O PPP é um documento histórico-laboral, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre as atividades do colaborador, exposição à agentes nocivos à saúde e outras informações de caráter administrativo.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento que depende de informações históricas, portanto para o devido preenchimento, além das informações necessárias do RH da empresa, também há a obrigatoriedade dos exames periódicos.
Laudo de Periculosidade
O objetivo deste Laudo Técnico tem por finalidade avaliar as atividades desenvolvidas pelos empregados no exercício de todas a suas funções e/ou atividades, determinando se os mesmos estariam enquadrados na Norma Regulamentadora nº 16 – NR-16 – Atividades e Operações Perigosas e no Decreto nº 93.412 de 14 de outubro de 1986.
Laudo de Insalubridade
O objetivo deste Laudo Técnico tem por finalidade avaliar as atividades desenvolvidas pelos empregados no exercício de todas a suas funções e/ou atividades, determinando se os mesmos estariam enquadrados na Norma Regulamentadora nº 15 – NR-15 – Atividades e Operações Insalubres, com fulcro no art. 189 da CLT, regulamentado pela Lei nº. 6.514/77.
PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
O objetivo deste programa, a exemplo do PPRA, é identificar os riscos do ambiente de trabalho, especialmente, em obras de construção, reformas e ampliações, serviços de manutenção e reparação, entre outros, a fim de prevenir acidentes e doenças decorrentes de suas atividades.
Laudo Ergonômico – AET
A Análise Ergonômica do Trabalho é a verificação realizada nos setores da empresa para qualificação das condições de trabalho, de acordo com a portaria 3751 de 23/11/90 do Ministério do Trabalho, referente à Norma Regulamentadora 17, visando estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, desempenho eficiente e a saúde preventiva.
PCA – Programa de Conservação Auditiva
Estabelecer um conjunto de ações integradas que visem prevenir o desencadeamento e ou agravamento da perda auditiva
induzida por níveis de pressão sonora elevados assegurando a conservação da saúde auditiva dos funcionários da empresa.
PPR – Programa de Proteção Respiratória
O Programa de Proteção Respiratória – PPR é uma importante ferramenta de apoio ao PPRA e PCMSO vigentes em uma empresa, e visa além de proteger a Saúde Ocupacional dos trabalhadores e evitar passivos trabalhistas a empresa, cumprir com a Instrução Normativa nº 01, de 11/04/1994.
A instrução normativa EMTE 01/94, torna obrigatório a implementação do PPR nas empresas que possuam colaboradores expostos aos agentes ambientais, e introduz a terminologia EPR, para o equipamento de proteção destinado a proteção do sistema respiratório.
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidente
É uma Comissão composta por trabalhadores que tem como missão a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. As empresas que não se enquadrarem nos parâmetros de dimensionamento mínimo da Comissão deverão designar funcionário para exercer a função de prevencionista.
- Acompanhamento do processo de candidatura;
- Acompanhamento do processo eleitoral;
- Realização da eleição e apuração;
- Elaboração de toda documentação necessária para registro da CIPA junto à delegacia regional do trabalho;
Controle do Absenteísmo
- Avaliação dos atestados médicos provenientes de outras instituições, inclusive do Governo, que por ventura estejam com aspecto irregular, diminuindo assim o Absenteísmo na Empresa.
- Somente serão abonados os atestados apresentados com o laudo do médico assistente e acompanhados de exames complementares e receituário compatível com a doença;
- Qualquer irregularidade encontrada será comunicada imediatamente a direção da empresa
Coordenação do PCMSO
- Supervisionar os ASOS emitidos (Demissional, admissional, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho);
- Emissão da CAT– Comunicação de Acidente de Trabalho;
- Acompanhar os casos de acidente de trabalho;
- Encaminhamento para o INSS;
- Orientar na elaboração dos formulários referente à medicina do trabalho e no controle do absenteísmo;
- Analisar os exames complementares;
- Representar a empresa perante o CRM e ao Ministério do Trabalho.
Ginástica Laboral
É a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, feito com a própria roupa de trabalho, durante o horário de
expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Pode ser feito antes do trabalho preparando o empregado, durante compensando este trabalho ou após o trabalho relaxando o empregador, para uma nova jornada.
Se o empregador favorece estímulos que possam desencadear resultados, existe satisfação para todos que fazem parte da empresa. Empregado e empregador têm maior satisfação no trabalho, melhor qualidade de vida, maior rendimento de produtividade e satisfação trabalhista. É um processo onde a organização e os empregados ganham, pois a empresa acumula maior capital e seus funcionários se vêem mais saudáveis, felizes e satisfeitos. E é por isso que seu emprego está cada vez mais disseminado no mundo industrial.
Preparatória – realizada no início do expediente preparando as articulações e a musculatura para as rotinas do trabalho, prevenindo distensões musculares, doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.
Compensatória – realizada no meio do expediente evitando a fadiga e mantendo o equilíbrio físico e mental, compensando posturas estáticas e unilaterais.
Relaxante – Recuperar a musculatura e as articulações do desgaste promovido pelo trabalho.
Laudo de Biossegurança
- Assegurar uma assistência médica segura e eficaz a todos os funcionários;
- Implantar normas e rotinas que minimizem os riscos de acidente biológico a que estão expostos os funcionários da empresa, estabelecendo-se as medidas preventivas e criar uma consciência preventiva, voltadas para biossegurança;
- Estabelecer protocolos de acompanhamento dos acidentes de trabalho com exposição aos materiais biológicos;
- Garantir processos de desinfecção e esterilização adequados e eficazes.
PGRS – Programa de Gerenciamento de Riscos Sólidos
O PGRS é um conjunto de procedimentos de gestão que visam o correto gerenciamento dos resíduos produzidos no estabelecimento; esses procedimentos devem ser planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio
Exames Complementares
- Audiometria
- Espirometria
- Eletrocardiograma
- Eletroencefalograma
- Acuidade Visual
- Exames Radiológicos ( Tórax, Coluna , Extremidades, etc…)
- Avaliação psicossocial
- Teste de Romberg – Equilíbrio
- Exames laboratoriais em geral
Obs. Todos os exames são realizados no mesmo local
Gestão Ambulatorial
Realizamos desde a legalização de um ambulatório até a administração dele, gerando comodidade aos funcionários, melhor relacionamento colaborador x empresa, aumento da produtividade, controlando o absenteísmo, diminuição da sinistralidade em convênios além de outras funcionalidades.
Além de contar com o Departamento Técnico e a nossa equipe de Relações Empresariais, a sua empresa terá em suas instalações um espaço médico criado especialmente para atender os colaboradores prontamente, com conforto e atenção.
Desenvolver ações de educação aos colaboradores, propor e operacionalizar Programas Preventivos e Eventos de Saúde, cursos e palestras e treinamentos com temas em saúde e segurança do trabalho, direcionados conforme as necessidades de sua empresa. Dispomos de uma equipe técnica multiprofissional que através da definição de protocolos, operacionaliza eventos e programas, levantando resultados e emissão de relatórios com recomendações para ações
Palestras e Ações em Saúde
- Campanha de Prevenção de Hipertensão Arterial
- Campanha contra o Tabagismo
- Prevenção de estresse e DORT
- Campanha contra alcoolismo e outras drogas
- Prevenção de Câncer de Pele
- Prevenção de Diabetes
- Prevenção de Dengue
- Prevenção de H1N1
- Prevenção de Câncer de Próstata
- Prevenção de DST-AIDS
Treinamentos e Cursos
- Curso de espaço confinado NR – 33;
- Curso de primeiro socorros;
- Curso de cipeiro;
- Brigada de incêndio;
- Trabalhos em altura. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
- Trabalho em Altura NR – 35;
- Curso Básico de Segurança em Eletricidade – NR-10;
- Brigada de Incêndio;
- Uso de EPI
- Operação de Máquinas
- Operação de Empilhadeira
- Movimentação de Cargas
- Movimentação Eletromecânica de Cargas
- Movimentação de Cargas – Rigger
- Conscientização do uso do cinto de segurança
- Interpretação dos requisitos da Norma ISO 14001
- Interpretação dos requisitos da Norma OHSAS 18001
- Treinamento de Integração
- Espaço confinado
- Trabalho em Caldeiras