ESOCIAL

Consultoria / Treinamento / Auditoria

Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, também conhecido pelo nome fantasia eSocial, é um projeto do governo federal do Brasil que visa unificar o envio dos dados sobre trabalhadores em um site e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez.

esocial

  • Gestão de SST mensal da empresa;
  • Diagnóstico / Relatório de risco;
  • Capacitação: treinamentos (presenciais / EAD), palestras e afins;
  • Mentoria para implantação e gestão do eSocial;
  • Consultoria de implantação e gestão em SST.


Eventos SST

Proposta Empresarial Serviços de Saúde – E-Social – Eventos

O objetivo da nossa proposta é oferecer aos nossos clientes os envios dos eventos relacionados ao SST, aproveitando seus dados já cadastrados no nosso banco de dados.

ESocial:

O eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, entrou na 4ª fase da sua implantação. As fases anteriores tratavam das informações da empresa, dos empregados e da folha de pagamento. Agora chegou o momento das informações de Saúde e Segurança no Trabalho. Entenda o que muda para a empresa nesse momento. O objetivo do eSocial é unificar as informações prestadas aos diversos órgãos do Governo Federal. As informações de SST enviadas ao eSocial serão usadas para substituir a atual forma de emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). O envio do eSocial é obrigatório para todas as empresas que possuem empregados. Para as que não possuem, é enviado anualmente a informação que a empresa está sem movimento trabalhista.

Quais laudos a empresa precisa ter? Se a empresa possui empregados está obrigada a elaborar e implementar o LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. Não há exceção para esse laudo, uma vez que todos os trabalhadores devem ter PPP. Além desse laudo, a empresa pode estar obrigada ao PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (que em 2022 será substituído pelo PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos) e PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. É de vital importância que a empresa providencie ou atualize os laudos necessários e implemente os programas necessários para que a empresa esteja em conformidade com a legislação de Saúde e Segurança do Trabalho.

O que é enviado nessa fase? Basicamente, três eventos serão prestados no eSocial:

• S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
• S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
• S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

Evento S- 2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220) serão enviados os exames ocupacionais (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional). O envio é realizado até o dia 15 do mês seguinte ao da realização do exame, mas a empresa deve cumprir os prazos para a realização.

Evento S- 2240: O evento de Condições Ambientes do Trabalho – Agentes Nocivos (S-2240) irá registrar as condições ambientais de trabalho e informar a exposição do trabalhador à agentes nocivos que gerem direito à Aposentadoria Especial. Também são declaradas as informações de Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC e Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Para esse evento é necessária uma carga inicial com as informações existentes no início da obrigatoriedade e informar sempre que houver mudanças.

Quando as informações devem ser enviadas? Grupo 1 Empresas com faturamento em 2016 superior a R$78 milhões 13/10/2021 Grupo 2 Empresas com faturamento anual em 2016 de até R$78 milhões, exceto as do grupo 3. 10/01/2022 Grupo 3 Empresas optantes pelo Simples Nacional em 07/2018 ou na constituição após essa data, empregadores pessoa física (CAEPF), produtores rurais PF e entidades sem fins lucrativos 10/01/2022 Grupo 4 Órgãos públicos e organizações internacionais 11/07/2022.

Como será realizado o envio? As informações dos eventos S-2220 e S-2240 , serão fornecidas através do nosso software, onde serão acessados por meio de login e senha e baixados em arquivos XML. Desta forma, é essencial que a empresa nos envie a relação atualizada dos colaboradores, que serão migrados atraves de planilha própria previamente enviada e que os mesmos já tenham sido introduzido na base de dados do eSocial os eventos S-2200 e o S-2300

Evento S-2200

“Este evento registra a admissão de empregado, contratação de trabalhador temporário (Lei 6.019/74) e o ingresso de servidores estatutários, a partir da implantação do eSocial. Ele serve também para o cadastramento inicial de todos os vínculos ativos pelo declarante, na data do início da obrigatoriedade de envio dos eventos não periódicos, com seus dados cadastrais e contratuais atualizados. As informações prestadas neste evento servem de base para construção do RET, que é utilizado para validação dos eventos de folha de pagamento e demais eventos enviados posteriormente. Trata-se do primeiro evento relativo a um determinado vínculo – excetuada a situação prevista para o evento S-2190, registrando as informações cadastrais e do contrato de trabalho.

Evento S-2300

O evento S-2300 – (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Início) é utilizado para prestar informações cadastrais relativas a trabalhadores que não possuem vínculo de emprego/estatutário com a empresa/órgão público. Este evento deve ser informado quando utilizarem mão de obra dos trabalhadores, sem vínculo de emprego ou estatutário.

Valor dos Serviços a combinar:

LAUDOS: PCMSO; PGR e LTCAT.
EVENTOS – S – 2220 e S – 2240
Para receber um orçamento preliminar basta acessar comercial@saudeempresas@gmail.com
Por fim, lembramos que o eSocial fará uma fiscalização eletrônica e automática do cumprimento da legislação de SST e que não é obrigação dos escritórios de contabilidade fazer controles e envios de assuntos relacionados à Segurança e Saúde do Trabalho. O necessário e recomendado é contratar empresas especializadas em SST.

Estamos à disposição para dúvidas e orçamentos!


PCMSO

PCMSO- Programa de Controle Médico de Saúde OcupacionalPCMSO

Este programa é regulamentado pela NR 07 e tem como objetivo por meio de exames Ocupacionais a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores através de medidas prevencionistas, diagnosticando precocemente os agravos à saúde relacionados ou não ao trabalho.

Os Exames Ocupacionais são:Coordenação do PCMSO

  • Admissional
  • Periódico
  • Retorno ao trabalho
  • Mudança de função
  • Demissional

PGR

PGR E GRO, o que é?

A NR1 incorporou GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) com o objetivo de sistematizar e integrar todo o processo de gerenciamento de risco das empresas.

Abrangendo a identificação de perigos e avaliação de riscos, o controle de riscos, a análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e a preparação para emergências.

Além disso, instituiu o programa de gerenciamento de riscos, mais popularmente conhecido como PGR e com toda a sua documentação.

Determinando a partir do PGR as responsabilidades das organizações quanto a gestão dos riscos ocupacionais.

Vale ressaltar que GRO é o gerenciamento de riscos ocupacionais, ou seja, está limitada aos perigos de saúde e segurança no ambiente do trabalho

 perigos são os clássicos:

Agentes de riscos ambientais;

  • Riscos Físicos
  • Riscos Químicos
  • Riscos Biológicos
  • Riscos de Acidente
  • Fatores Ergonômicos


LTCAT

LTCAT- Laudo Técnico de Condições Ambientais do TrabalhoLTCAT

O objetivo deste Laudo Técnico tem a finalidade de cumprir as exigências da legislação previdenciária – Art. 58 da Lei nº 9528 de 10.12.97, dar sustentabilidade técnica às condições ambientais existentes na empresa e subsidiar o enquadramento de tais atividades no referente ao recolhimento denominadas Alíquotas Suplementares do Seguro de Acidentes do Trabalho (SAT), será  também o responsável pelo levantamento das condições ambientais do local de trabalho, detalhando os agentes nocivos que serviram como base para a elaboração do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário e no enquadramento da atividade exercida sob condições especiais


PPP

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

PPPO PPP é um documento histórico-laboral, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre as atividades do colaborador, exposição à agentes nocivos à saúde e outras informações de caráter administrativo.

O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento que depende de informações históricas, portanto para o devido preenchimento, além das informações necessárias do RH da empresa, também há a obrigatoriedade dos exames periódicos.


Laudo de Periculosidade

Laudo de Periculosidade

O objetivo deste Laudo Técnico tem por finalidade avaliar as atividades desenvolvidas pelos empregados no exercício de todas aLaudo Periculosidade suas funções e/ou atividades, determinando se os mesmos estariam enquadrados na Norma Regulamentadora nº 16 – NR-16 – Atividades e Operações Perigosas e no Decreto nº 93.412 de 14 de outubro de 1986.


Laudo de Insalubridade

Laudo de Insalubridade

Laudo InsalubridadeO objetivo deste Laudo Técnico tem por finalidade avaliar as atividades desenvolvidas pelos empregados no exercício de todas a suas funções e/ou atividades, determinando se os mesmos estariam enquadrados na Norma Regulamentadora nº 15 – NR-15 – Atividades e Operações Insalubres, com fulcro no art. 189 da CLT, regulamentado pela Lei nº. 6.514/77.

PCMAT

PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da ConstruçãoPCMAT

O objetivo deste programa, a exemplo do PPRA, é identificar os riscos do ambiente de trabalho, especialmente, em obras de construção, reformas e ampliações, serviços de manutenção e reparação, entre outros, a fim de prevenir acidentes e doenças decorrentes de suas atividades.

Laudo Ergonômico – AET

Laudo Ergonômico – AET

A Análise Ergonômica do Trabalho é a verificação realizada nos setores da AETempresa para qualificação das condições de trabalho, de acordo com a portaria 3751 de 23/11/90 do Ministério do Trabalho, referente à Norma Regulamentadora 17, visando estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, desempenho eficiente e a saúde preventiva.

PCA – Programa de Conservação Auditiva

 PCA – Programa de Conservação Auditiva

Estabelecer um conjunto de ações integradas que visem prevenir o PCAdesencadeamento e ou agravamento da perda auditiva

induzida por níveis de pressão sonora elevados assegurando a conservação da saúde auditiva dos funcionários da empresa.

PPR – Programa de Proteção Respiratória

PPR – Programa de Proteção Respiratória

PPRO Programa de Proteção Respiratória – PPR é uma importante ferramenta de apoio ao PPRA e PCMSO vigentes em uma empresa, e visa além de proteger a Saúde Ocupacional dos trabalhadores e evitar passivos trabalhistas a empresa, cumprir com a Instrução Normativa nº 01, de 11/04/1994.

A instrução normativa EMTE 01/94, torna obrigatório a implementação do PPR nas empresas que possuam colaboradores expostos aos agentes ambientais, e introduz a terminologia EPR, para o equipamento de proteção destinado a proteção do sistema respiratório.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidente

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de AcidenteCIPA

É uma Comissão composta por trabalhadores que tem como missão a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. As empresas que não se enquadrarem nos parâmetros de dimensionamento mínimo da Comissão deverão designar funcionário para exercer a função de prevencionista.

  • Acompanhamento do processo de candidatura;
  • Acompanhamento do processo eleitoral;
  • Realização da eleição e apuração;
  • Elaboração de toda documentação necessária para registro da CIPA junto à delegacia regional do trabalho;

Controle do Absenteísmo

Controle do AbsenteísmoAbsenteismo

  • Avaliação dos atestados médicos provenientes de outras instituições, inclusive do Governo, que por ventura estejam com aspecto irregular, diminuindo assim o Absenteísmo na Empresa.
  • Somente serão abonados os atestados apresentados com o laudo do médico assistente e acompanhados de exames complementares e receituário compatível com a doença;
  • Qualquer irregularidade encontrada será comunicada imediatamente a direção da empresa

Avaliações Médicas por Especialidade

Avaliações Médicas por Especialidade

Realizadas por médicos nas diversas especialidades, sempre quando houver necessidade de avaliar o retorno ao trabalho,

Doctor and patient with prescription at office

emissão de laudo médico solicitado pelo INSS ou avaliação diagnostica para funcionários  com alto índice de absenteísmo.

Coordenação do PCMSO

Coordenação do PCMSO

  • Supervisionar os ASOS emitidos (Demissional, admissional, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho);Coordenação do PCMSO
  • Emissão da CAT– Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • Acompanhar os casos de acidente de trabalho;
  • Encaminhamento para o INSS;
  • Orientar na elaboração dos formulários referente à medicina do trabalho e no controle do absenteísmo;
  • Analisar os exames complementares;
  • Representar a empresa perante o CRM e ao Ministério do Trabalho.

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

Businesspeople Stretching --- Image by © Randy Faris/CorbisÉ a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, feito com a própria roupa de trabalho, durante o horário de

expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Pode ser feito antes do trabalho preparando o empregado, durante compensando este trabalho ou após o trabalho relaxando o empregador, para uma nova jornada.

Se o empregador favorece estímulos que possam desencadear resultados, existe satisfação para todos que fazem parte da empresa. Empregado e empregador têm maior satisfação no trabalho, melhor qualidade de vida, maior rendimento de produtividade e satisfação trabalhista. É um processo onde a organização e os empregados ganham, pois a empresa acumula maior capital e seus funcionários se vêem mais saudáveis, felizes e satisfeitos. E é por isso que seu emprego está cada vez mais disseminado no mundo industrial.

Preparatória – realizada no início do expediente preparando as articulações e a musculatura para as rotinas do trabalho, prevenindo distensões musculares, doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.

Compensatória – realizada no meio do expediente evitando a fadiga e mantendo o equilíbrio físico e mental, compensando posturas estáticas e unilaterais.

Relaxante – Recuperar a musculatura e as articulações do desgaste promovido pelo trabalho.

Laudo de Biossegurança

Laudo de Biossegurança

  • Assegurar uma assistência médica segura e eficaz a todos os funcionários;Laudo de Biossegurança
  • Implantar normas e rotinas que minimizem os riscos de acidente biológico a que estão expostos os funcionários da empresa, estabelecendo-se as medidas preventivas e criar uma consciência preventiva, voltadas para biossegurança;
  • Estabelecer protocolos de acompanhamento dos acidentes de trabalho com exposição aos materiais biológicos;
  • Garantir processos de desinfecção e esterilização adequados e eficazes.

PGRS – Programa de Gerenciamento de Riscos Sólidos

PGRS – Programa de Gerenciamento de Riscos SólidosPGRS – Programa de Gerenciamento de Riscos Sólidos

O PGRS é um conjunto de procedimentos de gestão que visam o correto gerenciamento dos resíduos produzidos no estabelecimento; esses procedimentos devem ser planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio

Gestão Ambulatorial

Gestão AmbulatorialGestão Ambulatorial

Realizamos desde a legalização de um ambulatório até a administração dele, gerando comodidade aos funcionários, melhor relacionamento colaborador x empresa, aumento da produtividade, controlando o absenteísmo, diminuição da sinistralidade em convênios além de outras funcionalidades.

Além de contar com o Departamento Técnico e a nossa equipe de Relações Empresariais, a sua empresa terá em suas instalações um espaço médico criado especialmente para atender os colaboradores prontamente, com conforto e atenção.

Desenvolver ações de educação aos colaboradores, propor e operacionalizar Programas Preventivos e Eventos de Saúde, cursos e palestras e treinamentos com temas em saúde e segurança do trabalho, direcionados conforme as necessidades de sua empresa. Dispomos de uma equipe técnica multiprofissional que através da definição de protocolos, operacionaliza eventos e programas, levantando resultados e emissão de relatórios com recomendações para ações

Palestras e Ações em Saúde

Palestras e Ações em SaúdePalestras e Ações em Saúde

  • Campanha de Prevenção de Hipertensão Arterial
  • Campanha contra o Tabagismo
  • Prevenção de estresse e DORT
  • Campanha contra alcoolismo e outras drogas
  • Prevenção de Câncer de Pele
  • Prevenção de Diabetes
  • Prevenção de Dengue
  • Prevenção de H1N1
  • Prevenção de Câncer de Próstata
  • Prevenção de  DST-AIDS

Treinamentos e Cursos

Treinamentos e CursosTreinamentos e Cursos

  • Curso de espaço confinado NR – 33;
  • Curso de primeiro socorros;
  • Curso de cipeiro;
  • Brigada de incêndio;
  • Trabalhos em altura. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
  • Trabalho em Altura NR – 35;
  • Curso Básico de Segurança em Eletricidade – NR-10;
  • Brigada de Incêndio;
  • Uso de EPI
  • Operação de Máquinas
  • Operação de Empilhadeira
  • Movimentação de Cargas
  • Movimentação Eletromecânica de Cargas
  • Movimentação de Cargas – Rigger
  • Conscientização do uso do cinto de segurança
  • Interpretação dos requisitos da Norma ISO 14001
  • Interpretação dos requisitos da Norma OHSAS 18001
  • Treinamento de Integração
  • Espaço confinado
  • Trabalho em Caldeiras

Solicite um orçamento

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Empresa

CNPJ

Endereço

Número funcionários

 PCMSO PPRA LTCAT PPP Laudo de Periculosidade

 Laudo de Insalubridade PCMAT Laudo Ergonômico – AET PCA – Programa de Conservação Auditiva

 PPR – Programa de Proteção Respiratória CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidente Controle do Absenteísmo Avaliações Médicas por Especialidade Coordenação do PCMSO

 Ginástica Laboral Laudo de Biossegurança PGRS – Programa de Gerenciamento de Riscos Sólidos Exames Complementares Gestão Ambulatorial Palestras e Ações em Saúde Treinamentos e Cursos

Informações adicionais